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Quem está habituado a respirar os ares de um armazém ou andar pelos corredores da logística, sabe que o movimento e arrumação de paletes são uma constante e parte indivisível desta área de trabalho e respetiva cadeia de valor.
As paletes são essenciais à circulação de produtos por um extenso conjunto de razões, como a proteção dos produtos, a facilidade no transporte de grandes quantidades, a melhor rastreabilidade do inventário, e até pela padronização internacional que facilita o trânsito de mercadorias entre países e continentes.
Apesar das suas muitas vantagens, a manipulação manual de paletes, seja na armazenagem seja na preparação de pedidos, pode trazer consigo alguns constrangimentos à operação Intralogística.
Pelo peso e dimensões que apresentam, a movimentação e armazenagem de paletes torna obrigatória a utilização de empilhadores ou máquinas preparadoras de pedidos. Para além do trânsito que facilmente causam numa hora de fluxo tenso, estes veículos necessitam de corredores amplos e espaços adequados para executar as suas operações, desaproveitando uma grande área do armazém.
Também os sistemas tradicionais de racks pensados para o aprovisionamento de paletes não ficam perto de garantir uma densidade de armazenagem ótima.
Por último, a manipulação manual de paletes aumenta o risco de erros humanos, como quedas , quebras, ou registos de stock imprecisos. A acrescentar que este é um processo demorado que frequentemente envolve carga física e risco de lesões, especialmente quando se lida com paletes pesadas.
Na logística moderna não há tempo a perder nem espaço a ceder.
O panorama atual que conjuga a escassez de terrenos urbanos e preços crescentes na inmologística, o aumento das expectativas dos consumidores e da velocidade de entrega, que é agora vista como vantagem competitiva, realça ainda mais a importância de uma operação fluída onde tempo, espaço e desempenho humano precisam de se aproximar de níveis de eficiência ótimos.
Nesse sentido, os Armazéns Automáticos de Paletes são sistemas tecnológicos desenvolvidos para terem a capacidade de introduzir/retirar paletes sem intervenção humana, tanto em estanterias estáticas como dinâmicas. São desenhados à medida da operação de cada cliente e variam consoante o nível de automação implementado, o layout do armazém, etc.
Por exemplo, estes armazéns automáticos podem estar interligados num sistema de conveyors, permitindo descarregar a palete diretamente do camião, fazê-la passar por pórticos de controlo dimensional e identificação por código de barras, e deslocá-la até ao local de arrumação onde, estando já identificada pelo software, será depositada em local configurado previamente.
A um menor nível de automação instalado, as paletes podem também ser colocadas manualmente numa praia de expedição acoplada ao sistema, que as aprovisionará na área destinada.
Deslocando-se sobre carris, basta uma largura mínima entre estantes para que estes sistemas se possam mover rapidamente, podendo aproveitar toda a altura da nave, e ainda armazenar a várias profundidades. Esta combinação de benefícios é crucial para maximizar a densidade de armazenagem e poupar uma quantidade significativa de espaço de solo.
Estes armazéns automáticos suportam cargas até 1250kg por palete, mas, apesar disso, estão munidos com uma aceleração e velocidade elevadas, permitindo um acesso rápido e preciso aos produtos, uma ajuda valiosa na altura de reduzir tempos de preparação de pedidos.
A integração com o software de gestão de armazém permite um acesso ao stock em tempo real e ajuda na melhor organização do inventário e redução do erro humano em processos de picking.
A necessidade de aumentar a produtividade dos processos intralogísticos escalou nos últimos anos, mas não é apenas uma preocupação recente das empresas.
Há quase 20 anos, a VRC WAREHOUSE TECHNOLOGIES instalou um armazém automático de paletes de alta performance integrado na fábrica de leite especial da fábrica da Tocha (Portugal) da LACTOGAL, líder na indústria alimentar portuguesa, . Este armazém automático, ainda está hoje operativo, e absorve diariamente mais de 1.000.000 de litros de produto acabado, diretamente integrado com as máquinas de enchimento TETRA PAK.
Mais recentemente, a empresa de Famalicão, entregou um armazém automático de paletes na INDASA, um dos líderes mundiais na produção de abrasivos flexíveis de alto rendimento, com o intuito principal de armazenar paletes de matéria-prima que será posteriormente usada para produção.
Em ambos os casos, a VRC foi escolhida pela flexibilidade da sua engenharia, que permitiu usufruir de instalações de alta performance, com recurso a menos transelevadores e, portanto, com um custo de investimento inferior aos convencionais, indo de encontro aquelas que eram as suas prioridades: um aumento da capacidade de armazenagem conferida pelos armazéns automáticos e, principalmente, a maior dinâmica de preparação de pedidos conseguida.
À medida que a exigência na Intralogística continua a evoluir, a automação torna-se uma parte cada vez mais integral do sucesso de uma operação.
Uma coisa parece ser certa para os decisores das empresas: quanto menos problemas os processos em armazém levantarem, mais tempo ficará disponível para pensar no que realmente importa, as decisões estratégicas de uma empresa.
A VRC WAREHOUSE TECHNOLOGIES é uma empresa com sede em Vila Nova de Famalicão, Portugal, com 30 anos de experiência inteiramente dedicados ao desenvolvimento de armazéns automáticos. Neste momento a VRC atua em Portugal, Espanha, Chile e Brasil, mantendo o foco nos armazéns automáticos para caixas, e paletes.